quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lixo Eletrônico

Sabemos que o lixo eletrônico acarreta muitos danos para a natureza e para a saude humana. No Brasil precisamos de políticas nacionais, ou seja, uma legislação efetiva que ajude a combater este problema. Como tentativa de solução deste problema é preciso uma maior conscientização das pessoas para a importancia da coleta desses objetos, como e por que efetuar os depositos desses produtos em ambientes apropriados . De forma errônea e por muitas vezes, falta de informações, essas sucatas eletrônicas que possuem substâncias perigosas para a vida humana, são eliminadas , causando um grande impacto ambiental, pois demoram anos para se decompor.Nós como educadores que temos um papel importante, como multiplicadores, precisamos tentar mudar essa realidade, trabalhando a comunidade em que vivemos, a escola em que trabalhamos, refletindo sempre sobre o desenvolvimento sustentável.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Deficiência auditiva


Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
O deficiente auditivo é classificado como surdo, quando sua audição não é funcional na vida comum e hipoacústico aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A deficiência auditiva pode ser de origem congênita, causada por viroses materna doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez ou adquirida, causada por ingestão de remédios que lesam o nervo auditivo, exposição a sons impactantes, viroses, predisposição genetica, menigite, etc.
Lidar com o aluno com deficiência auditiva é um grande desafio para nos como educadores, pois sabemos que existem poucos investimentos para a qualificação e especialização do profissional de educação. Falasse muito na inclusão dos alunos especiais em salas de ensino regular, mas o suporte para atender à essas clientelas ainda é muito insignificante.Cabe a nós educadores tentarmos mudar essa triste realidade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Entrevista programa Roda Viva


O vídeo de uma entrevista do programa Roda Viva, traz como destaque um professor norte-americano. Este discute o seu livro chamado Cultura Interfaces, na qual retrata vários tópicos como compreensão tecnologica, conhecimento científico, cultura digital,inteligencia coletiva e a inclusão digital. Interessante quando ressalta a internet como mais fácil para divulgação da diversidade, na qual ela é um reflexo da sociedade, ou seja, potencializa um festival de informações sendo necessario selecioná-las quando lançadas na rede. Ja referente a Inclusão digital, tema discutido muito na sociedade, a questão da facilidade e comodidade proporcionada pelo computador que esta mais acessivel, que anteriormente era um recurso, privilégio de poucos.Outro aspecto marcante discutido na entrevista quando falam da política juntamente com as informações e os escandalos divulgados na internet, como por exemplo, o cartão coorporativo.Sabemos que muitas das informações divulgadas na internet não são veridicas, e é necessário nós como educadores, instrumentar nossos alunos a se posicionar e criar dispositivos que o ajudem a selecionar essas informações e filtrar somente as que contribuam para a construção de conhecimentos. Além disso, o professor deve orientar que a internet é uma ferramenta importante, mas que precisa de moderação, equilibrio para lidar com ela,ou seja limite.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vídeo sobre pós-modernidade

O vídeo traz as características da pós modernidade, a questão do individualismo que esta cada vez mais crescente no contexto social, como também retrata a sociedade em rede em especial a internet, que mostra as informações em tempo real (ao vivo). Além de mostrar outros tipos de redes, como a televisiva, por exemplo, que todos tem acesso e estão sintonizado, acompanhando as muidanças aceleradas dos fatos.

Vídeo sobre Multiculturalismo

O vídeo sobre culturalismo, traz a questão da diversidade cultural (diferentes povos, tradições, costumes) como também o processo educativo que engloba vários aspectos, dentro do contexto cultural. Além disso, retrata a era da globalização, seus paradigmas, a forma como o capitalismo se configura na sociedade, a exclusão, a fome a violência dentre outros fatores trazida por ela, o acesso da informação em tempo real. Como já dizia Marx em sua obra o Capital vivemos diante do fetiche da mercadoria, o que antes era doado ,agora é vendido, vemos que o que é colocado por Marx no século XIX, hoje é tão vigente e atual.