sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Recursos digitais na aprendizagem

O artigo Recursos digitais na aprendizagem da autora Teresa Cristina Jordão, traz para discussão sobre recursos digitais como forma de atrair, ou seja, chamar a atenção do alunado lhes propiciando aprendizagens significativas. Retrata também assunto este que desconhecia como este nome, a questão da comunicação digital, que são recursos audio-visuais como histórias em quadrinhos, desenhos animados, vídeos, imagens, gráficos, jogos, etc. Refletir sobre como transformar essa comunicação digital em recursos pedagógicos com a finalidade de facilitar o processo de ensino aprendizagem e sua aplicação em sala de aula. Os objetos educacionais ressaltados pela autora como materiais educacionais construidos tendo o intuito de maximizar as situações de ensino aprendizagem na qual o recurso pode ser utilizado. Muito interessante quando ressalta como esses objetos educacionais podem ser construidos e reconstruidos para satisfazer uma determiniada demanda, sem influenciar na qualidade do material produzido. Traz para reflexão de iremos produzir esses recursos pedagogicos sem suporte financeiro de algumas instituições e se os professores estão qualificados, aptos para construí- los com qualidade. Pois o recurso pode funcionar com eficácia com uma turma, mas não mostrar resultados em outras, sabendo que alunos aprendem de forma e ritmos diferenciados.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação

Palestra de Cristina Sleiman sobre o Tema: Internet com educação - Riscos Juridicos
A palestrante traz uma abordagem sobre as mudanças propiciadas pela tecnologias e os riscos propiciados por ela. Interessante em sua fala quando retrata da despreparação nossa ao tratar das tecnologias, tanto dos pais como a dos educadores. Pois, a internet possui pontos positivos e negativos, ou seja, é preciso uma seleção de informações que são lançadas pela web. Dessa forma, Cristina salienta a importância da presença dos pais na educação como transmissão de valores, ser exemplo. O que infelizmente não ocorre nos tempos atuais, os pais transferem a sua responsabilidade de educar muitas vezes para a escola, empregada, etc. Um outro aspecto marcante para mim como futura educadora na explanação, foi a questão da responsabilidade legal, ou seja, os alunos não se vêem responsáveis pelos seus atos e nem seus pais. Reproduzindo assim, na web, ameaças, defamações, sem ter noção das formas de punição. Muito gratificante o que exposto na palestra, sobre a falta de informação , os perigos propiciados pela web, a importância da segurança, o papel da escola nesse processo.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tecnologias e Educação

A aula de hoje ficou para a distribuição dos grupos nas oficinas. Minha equipe formada ficou com a produção de Impressos e Educação. Discutimos em sala sobre o que iriamos trabalhar na oficina. Decidimos na produção de um jornal que envolvesse a educação de jovens e adultos com materías e charge sobre o tema. Achei interessante essa forma de trabalharmos diversas temáticas auxiliados com o uso das tecnologias, utilizar o que vimos na teoria e colocarmos em prática.