sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Educação e tecnologias Contemporâneas
Apesar da evasão na disciplina de alguns alunos, o aprendizado conquistado pelas mesma será inesquecível. Penso que deveria ser oferecida nos primeiros semestre do curso de pedagogia, como forma de sanar as dificuldades enfrentadas pelos alunos ingressos na universidade. O professor deixa que a aula flui naturalmente, traz temas da atualidade para discussão em sala, levando-nos a refletir sobre a realidade da nossa conjuntura política, economica e educacional.
Jornal Correio da educação
Relatada nas mensagens anteriores as dificuldades enfrentadas para a confecção do Jornal pelo programa inskape, pois apresenta muitos recursos e ferramentas e até de uma simples copiar colar de fotos, no programa precisa importar, ver se o endereço esta correto, colocar uma caixa, ajustar a figura, exportar e depois cobrir a documento todo para que não saia desconfigurado. O programa em si, é muito interessante, desafiador, mas requer tempo, pessoa que conheça as ferramentas. Por isso, sugiro que a oficina de inskape, tenha 2 encontros, ao invés de 1, que não só trabalhe desenhos e sim como produzir um texto.
Produção jornal
Uma outra discussão que traçamos no jornal foi a questão do Tabuleiro Digital e para problematizar o assunto fizemos uma enquete com os maiores usuários do projeto. Nosso público alvo foi alunos de escolas públicas, todos apósd analise moradores das proximidades (Garcia e Calabar). Interessante a enquete e abriu um nosso horizonte sobre a questão que muitos acharem que os de "fora" utilizam mais as máquinas para jogos, contraditóriamente, percebemos com a entrevista que o que eles mais utilizam é o Orkut e MSN. Muito gratificante para o nosso jornal estas informações que ajudou a enriquecer o trabalho realizado.
Jornal Correio da educação
Nosso jornal produzido traz como matéria principal o tema da inclusão digital, o que é e para quem se destina. Após análise e leitura de divrsos autores de artigos que retrata a temática, muitos conceitua a inclusão digital como a democratização do acesso digital, e também a associava a inclusão social. De acordo com alguns autores para que a verdadeira inclusão digital aconteça é necessário 3 suportes: o computador, a linha telefônica e a rede. Por saber da desigualdade economica do Brasil, o desemprego e o analfabetiso, estes são considerados obstáculos para que a inserção deixe de ser teoria e passe para a prática. Contudo, a inclusão digital é um tema interessante para se trabalhar, como forma de reflexão na tentativa de buscar transformações em sua conjuntura.
Impressos e Educação
A confecção do jornal proporcionou um aprendizado enorme na minha vida. Desde a pesquisa do assunto do jornal (Inclusão Digital), até a enquete e entrevista realizada comecei a perceber o quando foi gratificante a disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas. Primeiramente por aprender a criar um blogger, seus recursos e como postar mensagens e notícias, além do moodle e o twiki, que eram sites que totalmente desconhecia. O seminário que foi muito enriquecedor particularmente para mim, pois descontruir pré- conceitos e aprendi o que são as tecnologias e as mídias em geral, o que não fazia idéia. E por último o mais doloroso o jornal, o conteúdo foi maravilhoso trabalhar, não queria parar de colocar informações, as idéias fluiam. Mas o programa editor de texto, o inskape foi a maior dificuldade. Mas a experiência desta disciplina marcou com certeza a minha vida academica.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Para discussão...
Uma outra discussão interessante que não nos deixa calar é a questão do Parque Tecnológico uma idéia que surgiu no governo de Paulo Souto. O Tecnovia como é chamado, somente estamos vendo propagandas espalhadas em outdours e faixas por diversos bairros da cidade, mais ainda não vimos uma coisa concreta. Devido a falta de licença ambiental as obras andam mais devagar que uma tartaruga no meio do Saara. Representantes do projeto afirmam que para a implantação do Parque alguns ajustes foram necessários para atender as exigências do Instituto do Meio Ambiente. O que nos resta é deitar e aguardar... Espero que a conclusão das obras sejam mais rápidas que a do metrô.
Seminário Internet e Educação
Na última sexta dia 21/11 devido a chuva, ficamos sem internet, não apreciamos a apresentação da equipe de Internet e Educação, ficando somente a aula para conclusão e discussão dos trabalhos final da disciplina. Mas hoje 26/11 (quarta-feira), tivemos a apresentação que particularmente gostei, penso que deveriam ter focado em como os blogs, portais, sites, jogos, e-mail, são utilizados na educação, as dificuldades dos recursos para realização de uma verdadeira inclusão digital na sociedade.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Inclusão digital
Observando os questionamentos do fórum sobre a Inclusão Digital que teoricamente seria a democratização do acesso ás tecnologias, como forma de inserção de todos, o que realmente não acontece. Devido a esse fato, e após ver discussões sobre o assunto decidimos escolher o tema da produção do nosso jornal - Inclusão Digital o que é e para quem se destina. Como forma de reflexão sobre a imagem veículada de programas de inclusão, geralmente uma doce ilusão.
Seminário Rádio e Educação
A apresentação do seminário proporcionou um olhar diferenciado sobre a questão de como utilizar o rádio no contexto escolar. As veículações de informações e as músicas no rádio quando utilizado de forma correta, colabora muito para o processo de ensino aprendizagem, pois além de dinamizar a explicação do assunto em sala de aula, entretêm os alunos de forma criativas, lúdicas.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Seminário Mídias Impressas na sala de aula
Hoje, apresentamos o Seminários sobre Impressos e Educação elegendo como tema Mídias impressas em sala de aula. No primeiro momento questionei o porque da realização de um seminário, no que eu entendia como mídia, a TV, o Computador. Ao pesquisar sobre o assunto tomei conhecimento da gama de mídias impressas (jornal, revista, livro didático e paradidático, etc) e sobre a sua importância no contexto escolar. Muito enriquecedor a experiência da produção e realização do semínario proposta pela disciplina Educação e Tecnologias contemporâneas.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Seminário Impressos e Educação
O próximo seminário será o de Impressos e Educação, estamos enquanto grupo tendo dificuldades referentes a componentes da equipe, pois hoje dia importância para debatermos o seminário somente eu e Mônica estivemos presentes na aula. O material utilizado já foi totalmente pesquisado, o seminário terá como tema: Mídias impressas na sala de aula.
Seminário de TV e vídeo
O seminário da aula de hoje, traz para discussão como são utilizados os recursos audiovisuais, da TV e do vídeo no contexto escolar. Como muitos meios televisivos influência e aliena pessoas que não seleciona as informações, não questiona e reflete sobre os assuntos transmitidos. Quem a questão se a TV educa ou não educa seus públicos alvo que geralmente são crianças, jovens e até os adultos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Fórum
Sobre o Fórum e a lista de discussão da disciplina, alguns temas e questões são interessantes e importante que seja refletidos, como por exemplo, professor divide com pais educação social. Por esta ligada diretamente com a nossa realidade educacional, pois teoricamente vemos a educação trazida por alguns teóricos como uma coisa linear, homogênea, diferentemente do que encontramos na sala de aula.
Seminário Impressos e Educação
Inicialmente com a formação da equipe, foi gerado um impasse entre os componentes. A divergência de idéias, a resistência em permanecer com um tema que não era adequado com a disciplina, a discussão com monitores, causou um desgates na equipe. Ainda é visualmente a divergência de idéias em que a maioria escolhe uma coisa e que a minoria coloca obstáculos para sua realização. Com data marcada para apresentação, a maioria trabalhará na produção do impresso, tentando realizar o melhor trabalho possível.
I Congresso de Tecnologias
O I Congresso de tecnologias proporcionou para nós participantes um processo de ensino aprendizagem diferenciado, em que os debates, as paletras e o acesso aos artigos eram realizados todos utilizando o recurso tecnólogico, ou seja, a internet. Traz a reflexão de como nós educadores podemos associar ou inovar em nossa metodologia ao inserir-mos nas práticas as novas tecnologias.
Assinar:
Postagens (Atom)