quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DIFICULDADES SINTÁTICAS EM INDIVÍDUOS SURDOS:

http://www.entreamigos.com.br/textos/defaud/disinsu.htm

Mais qualidade de vida para deficientes auditivos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo apresenta algum grau de deficiência auditiva. Só no Brasil, esse grupo conta com, aproximadamente, 15 milhões de pessoas. Mas o avanço da medicina tem melhorado cada vez mais a qualidade de vida desses indivíduos, com o desenvolvimento de aparelhos auditivos.

De acordo com a fonoaudióloga Ana Lúcia Gayoso Neves Louza Sallum, especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional, crianças, adultos ou idosos com perda auditiva condutiva, mista ou sensorioneural, não importando se a configuração é ascendente, descendente ou plana, apresentando diversos índices de discriminação, assim como as perdas auditivas de grau leve a profundo, podem fazer uso dos acessórios.

A especialista ressalta que, em alguns casos, o indivíduo pode voltar a ouvir perfeitamente, mas o nível dessa qualidade varia dependendo do grau da perda auditiva, da época da protetização, da qualidade da prótese auditiva e da habilitação ou reabilitação do paciente. “Mas, na maioria das vezes, o indivíduo é bastante beneficiado”, garante.

Segundo Sallum, a condição básica para a utilização do aparelho é a avaliação médica do Otorrinolaringologista e o encaminhamento do paciente ao profissional especialista em aparelhos. A fonoaudióloga conta que, hoje em dia, as crianças já podem ser protetizadas a partir dos 6 meses de idade, por isso a importância do “teste da orelhinha” ao nascimento, que detecta deficiência, caso o bebê possua alguma. De acordo com Sallum, o diagnóstico precoce da deficiência auditiva favorece muito o prognóstico das crianças, principalmente, em relação ao desenvolvimento da linguagem.

“Tão importante quanto o incentivo de uso do aparelho auditivo é o cuidado que o profissional da área deve ter em garantir o acompanhamento contínuo após a adaptação inicial”, destaca Sallum. De acordo com ela, desde o início do tratamento, o acompanhamento do fonoaudiólogo auxilia o paciente no processo de adaptação, esclarecendo dúvidas e dando todas as orientações para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no aparelho auditivo. Inicialmente, o paciente retorna ao consultório com maior freqüência, mas, após a adaptação, o intervalo entre uma consulta e outra aumenta.

Aos adultos e às crianças maiores de 1 ano de idade que apresentam surdez profunda e que não tenham se beneficiado com aparelhos auditivos tradicionais, é indicada a cirurgia de implante coclear. “O implante é um dispositivo eletrônico que substitui a função da cóclea, transformando os sinais sonoros em impulsos elétricos e fazendo com que o paciente possa ouvir”, ressalta.

Parque Tecnológico de Salvador

Com o Parque Tecnológico, cujas obras de infra-estrutura já foram iniciadas na Avenida Paralela, a Bahia se prepara para dar uma importante salto científico, tecnológico e industrial e ingressar no rol dos países desenvolvidos que já contam com este tipo de empreendimento.O Programa Progredir vai garantir o aporte de US$ 16,6 milhões, ao longo de 30 anos, para tornar mais atraentes de competitivas as micro, pequenas e médias empresas de diversos segmentos produtivos, organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs).Os recursos são oriundos de fontes próprias do Estado e de parceiros (40%) e o restante (60%), obtido por meio de empréstimo junto ao BID. Os dois primeiros APLs reestruturados foram o de TI e de Confecções.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A disciplina Educação e tecnologias Contemporâneas

O último dia de aula da disciplina foi muito interessante, pois o professor Edvaldo abriu uma roda para discussão sobre as dificuldades e a aprendizagem que a mesma proporcionou, não só para os alunos como também para ele como pessoa e profissional. Foi uma conversa aberta, sem pressão, espontânea e os relatos com certeza motivou o professor a continuar à ministrando, pois apesar de ser a sua primeira experiência com essa disciplina, desempenho com muito êxito e sucesso.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Educação e tecnologias Contemporâneas

Apesar da evasão na disciplina de alguns alunos, o aprendizado conquistado pelas mesma será inesquecível. Penso que deveria ser oferecida nos primeiros semestre do curso de pedagogia, como forma de sanar as dificuldades enfrentadas pelos alunos ingressos na universidade. O professor deixa que a aula flui naturalmente, traz temas da atualidade para discussão em sala, levando-nos a refletir sobre a realidade da nossa conjuntura política, economica e educacional.

Jornal Correio da educação

Relatada nas mensagens anteriores as dificuldades enfrentadas para a confecção do Jornal pelo programa inskape, pois apresenta muitos recursos e ferramentas e até de uma simples copiar colar de fotos, no programa precisa importar, ver se o endereço esta correto, colocar uma caixa, ajustar a figura, exportar e depois cobrir a documento todo para que não saia desconfigurado. O programa em si, é muito interessante, desafiador, mas requer tempo, pessoa que conheça as ferramentas. Por isso, sugiro que a oficina de inskape, tenha 2 encontros, ao invés de 1, que não só trabalhe desenhos e sim como produzir um texto.

Produção jornal

Uma outra discussão que traçamos no jornal foi a questão do Tabuleiro Digital e para problematizar o assunto fizemos uma enquete com os maiores usuários do projeto. Nosso público alvo foi alunos de escolas públicas, todos apósd analise moradores das proximidades (Garcia e Calabar). Interessante a enquete e abriu um nosso horizonte sobre a questão que muitos acharem que os de "fora" utilizam mais as máquinas para jogos, contraditóriamente, percebemos com a entrevista que o que eles mais utilizam é o Orkut e MSN. Muito gratificante para o nosso jornal estas informações que ajudou a enriquecer o trabalho realizado.

Jornal Correio da educação

Nosso jornal produzido traz como matéria principal o tema da inclusão digital, o que é e para quem se destina. Após análise e leitura de divrsos autores de artigos que retrata a temática, muitos conceitua a inclusão digital como a democratização do acesso digital, e também a associava a inclusão social. De acordo com alguns autores para que a verdadeira inclusão digital aconteça é necessário 3 suportes: o computador, a linha telefônica e a rede. Por saber da desigualdade economica do Brasil, o desemprego e o analfabetiso, estes são considerados obstáculos para que a inserção deixe de ser teoria e passe para a prática. Contudo, a inclusão digital é um tema interessante para se trabalhar, como forma de reflexão na tentativa de buscar transformações em sua conjuntura.

Impressos e Educação

A confecção do jornal proporcionou um aprendizado enorme na minha vida. Desde a pesquisa do assunto do jornal (Inclusão Digital), até a enquete e entrevista realizada comecei a perceber o quando foi gratificante a disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas. Primeiramente por aprender a criar um blogger, seus recursos e como postar mensagens e notícias, além do moodle e o twiki, que eram sites que totalmente desconhecia. O seminário que foi muito enriquecedor particularmente para mim, pois descontruir pré- conceitos e aprendi o que são as tecnologias e as mídias em geral, o que não fazia idéia. E por último o mais doloroso o jornal, o conteúdo foi maravilhoso trabalhar, não queria parar de colocar informações, as idéias fluiam. Mas o programa editor de texto, o inskape foi a maior dificuldade. Mas a experiência desta disciplina marcou com certeza a minha vida academica.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para discussão...

Uma outra discussão interessante que não nos deixa calar é a questão do Parque Tecnológico uma idéia que surgiu no governo de Paulo Souto. O Tecnovia como é chamado, somente estamos vendo propagandas espalhadas em outdours e faixas por diversos bairros da cidade, mais ainda não vimos uma coisa concreta. Devido a falta de licença ambiental as obras andam mais devagar que uma tartaruga no meio do Saara. Representantes do projeto afirmam que para a implantação do Parque alguns ajustes foram necessários para atender as exigências do Instituto do Meio Ambiente. O que nos resta é deitar e aguardar... Espero que a conclusão das obras sejam mais rápidas que a do metrô.

Seminário Internet e Educação

Na última sexta dia 21/11 devido a chuva, ficamos sem internet, não apreciamos a apresentação da equipe de Internet e Educação, ficando somente a aula para conclusão e discussão dos trabalhos final da disciplina. Mas hoje 26/11 (quarta-feira), tivemos a apresentação que particularmente gostei, penso que deveriam ter focado em como os blogs, portais, sites, jogos, e-mail, são utilizados na educação, as dificuldades dos recursos para realização de uma verdadeira inclusão digital na sociedade.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto viabiliza inclusão digital no CE

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=590543

Inclusão digital

Observando os questionamentos do fórum sobre a Inclusão Digital que teoricamente seria a democratização do acesso ás tecnologias, como forma de inserção de todos, o que realmente não acontece. Devido a esse fato, e após ver discussões sobre o assunto decidimos escolher o tema da produção do nosso jornal - Inclusão Digital o que é e para quem se destina. Como forma de reflexão sobre a imagem veículada de programas de inclusão, geralmente uma doce ilusão.

Seminário Rádio e Educação

A apresentação do seminário proporcionou um olhar diferenciado sobre a questão de como utilizar o rádio no contexto escolar. As veículações de informações e as músicas no rádio quando utilizado de forma correta, colabora muito para o processo de ensino aprendizagem, pois além de dinamizar a explicação do assunto em sala de aula, entretêm os alunos de forma criativas, lúdicas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Seminário Mídias Impressas na sala de aula

Hoje, apresentamos o Seminários sobre Impressos e Educação elegendo como tema Mídias impressas em sala de aula. No primeiro momento questionei o porque da realização de um seminário, no que eu entendia como mídia, a TV, o Computador. Ao pesquisar sobre o assunto tomei conhecimento da gama de mídias impressas (jornal, revista, livro didático e paradidático, etc) e sobre a sua importância no contexto escolar. Muito enriquecedor a experiência da produção e realização do semínario proposta pela disciplina Educação e Tecnologias contemporâneas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Seminário Impressos e Educação

O próximo seminário será o de Impressos e Educação, estamos enquanto grupo tendo dificuldades referentes a componentes da equipe, pois hoje dia importância para debatermos o seminário somente eu e Mônica estivemos presentes na aula. O material utilizado já foi totalmente pesquisado, o seminário terá como tema: Mídias impressas na sala de aula.

Seminário de TV e vídeo

O seminário da aula de hoje, traz para discussão como são utilizados os recursos audiovisuais, da TV e do vídeo no contexto escolar. Como muitos meios televisivos influência e aliena pessoas que não seleciona as informações, não questiona e reflete sobre os assuntos transmitidos. Quem a questão se a TV educa ou não educa seus públicos alvo que geralmente são crianças, jovens e até os adultos.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fórum

Sobre o Fórum e a lista de discussão da disciplina, alguns temas e questões são interessantes e importante que seja refletidos, como por exemplo, professor divide com pais educação social. Por esta ligada diretamente com a nossa realidade educacional, pois teoricamente vemos a educação trazida por alguns teóricos como uma coisa linear, homogênea, diferentemente do que encontramos na sala de aula.

Seminário Impressos e Educação

Inicialmente com a formação da equipe, foi gerado um impasse entre os componentes. A divergência de idéias, a resistência em permanecer com um tema que não era adequado com a disciplina, a discussão com monitores, causou um desgates na equipe. Ainda é visualmente a divergência de idéias em que a maioria escolhe uma coisa e que a minoria coloca obstáculos para sua realização. Com data marcada para apresentação, a maioria trabalhará na produção do impresso, tentando realizar o melhor trabalho possível.

I Congresso de Tecnologias

O I Congresso de tecnologias proporcionou para nós participantes um processo de ensino aprendizagem diferenciado, em que os debates, as paletras e o acesso aos artigos eram realizados todos utilizando o recurso tecnólogico, ou seja, a internet. Traz a reflexão de como nós educadores podemos associar ou inovar em nossa metodologia ao inserir-mos nas práticas as novas tecnologias.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Recursos digitais na aprendizagem

O artigo Recursos digitais na aprendizagem da autora Teresa Cristina Jordão, traz para discussão sobre recursos digitais como forma de atrair, ou seja, chamar a atenção do alunado lhes propiciando aprendizagens significativas. Retrata também assunto este que desconhecia como este nome, a questão da comunicação digital, que são recursos audio-visuais como histórias em quadrinhos, desenhos animados, vídeos, imagens, gráficos, jogos, etc. Refletir sobre como transformar essa comunicação digital em recursos pedagógicos com a finalidade de facilitar o processo de ensino aprendizagem e sua aplicação em sala de aula. Os objetos educacionais ressaltados pela autora como materiais educacionais construidos tendo o intuito de maximizar as situações de ensino aprendizagem na qual o recurso pode ser utilizado. Muito interessante quando ressalta como esses objetos educacionais podem ser construidos e reconstruidos para satisfazer uma determiniada demanda, sem influenciar na qualidade do material produzido. Traz para reflexão de iremos produzir esses recursos pedagogicos sem suporte financeiro de algumas instituições e se os professores estão qualificados, aptos para construí- los com qualidade. Pois o recurso pode funcionar com eficácia com uma turma, mas não mostrar resultados em outras, sabendo que alunos aprendem de forma e ritmos diferenciados.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação

Palestra de Cristina Sleiman sobre o Tema: Internet com educação - Riscos Juridicos
A palestrante traz uma abordagem sobre as mudanças propiciadas pela tecnologias e os riscos propiciados por ela. Interessante em sua fala quando retrata da despreparação nossa ao tratar das tecnologias, tanto dos pais como a dos educadores. Pois, a internet possui pontos positivos e negativos, ou seja, é preciso uma seleção de informações que são lançadas pela web. Dessa forma, Cristina salienta a importância da presença dos pais na educação como transmissão de valores, ser exemplo. O que infelizmente não ocorre nos tempos atuais, os pais transferem a sua responsabilidade de educar muitas vezes para a escola, empregada, etc. Um outro aspecto marcante para mim como futura educadora na explanação, foi a questão da responsabilidade legal, ou seja, os alunos não se vêem responsáveis pelos seus atos e nem seus pais. Reproduzindo assim, na web, ameaças, defamações, sem ter noção das formas de punição. Muito gratificante o que exposto na palestra, sobre a falta de informação , os perigos propiciados pela web, a importância da segurança, o papel da escola nesse processo.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tecnologias e Educação

A aula de hoje ficou para a distribuição dos grupos nas oficinas. Minha equipe formada ficou com a produção de Impressos e Educação. Discutimos em sala sobre o que iriamos trabalhar na oficina. Decidimos na produção de um jornal que envolvesse a educação de jovens e adultos com materías e charge sobre o tema. Achei interessante essa forma de trabalharmos diversas temáticas auxiliados com o uso das tecnologias, utilizar o que vimos na teoria e colocarmos em prática.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lixo Eletrônico

Sabemos que o lixo eletrônico acarreta muitos danos para a natureza e para a saude humana. No Brasil precisamos de políticas nacionais, ou seja, uma legislação efetiva que ajude a combater este problema. Como tentativa de solução deste problema é preciso uma maior conscientização das pessoas para a importancia da coleta desses objetos, como e por que efetuar os depositos desses produtos em ambientes apropriados . De forma errônea e por muitas vezes, falta de informações, essas sucatas eletrônicas que possuem substâncias perigosas para a vida humana, são eliminadas , causando um grande impacto ambiental, pois demoram anos para se decompor.Nós como educadores que temos um papel importante, como multiplicadores, precisamos tentar mudar essa realidade, trabalhando a comunidade em que vivemos, a escola em que trabalhamos, refletindo sempre sobre o desenvolvimento sustentável.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Deficiência auditiva


Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
O deficiente auditivo é classificado como surdo, quando sua audição não é funcional na vida comum e hipoacústico aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A deficiência auditiva pode ser de origem congênita, causada por viroses materna doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez ou adquirida, causada por ingestão de remédios que lesam o nervo auditivo, exposição a sons impactantes, viroses, predisposição genetica, menigite, etc.
Lidar com o aluno com deficiência auditiva é um grande desafio para nos como educadores, pois sabemos que existem poucos investimentos para a qualificação e especialização do profissional de educação. Falasse muito na inclusão dos alunos especiais em salas de ensino regular, mas o suporte para atender à essas clientelas ainda é muito insignificante.Cabe a nós educadores tentarmos mudar essa triste realidade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Entrevista programa Roda Viva


O vídeo de uma entrevista do programa Roda Viva, traz como destaque um professor norte-americano. Este discute o seu livro chamado Cultura Interfaces, na qual retrata vários tópicos como compreensão tecnologica, conhecimento científico, cultura digital,inteligencia coletiva e a inclusão digital. Interessante quando ressalta a internet como mais fácil para divulgação da diversidade, na qual ela é um reflexo da sociedade, ou seja, potencializa um festival de informações sendo necessario selecioná-las quando lançadas na rede. Ja referente a Inclusão digital, tema discutido muito na sociedade, a questão da facilidade e comodidade proporcionada pelo computador que esta mais acessivel, que anteriormente era um recurso, privilégio de poucos.Outro aspecto marcante discutido na entrevista quando falam da política juntamente com as informações e os escandalos divulgados na internet, como por exemplo, o cartão coorporativo.Sabemos que muitas das informações divulgadas na internet não são veridicas, e é necessário nós como educadores, instrumentar nossos alunos a se posicionar e criar dispositivos que o ajudem a selecionar essas informações e filtrar somente as que contribuam para a construção de conhecimentos. Além disso, o professor deve orientar que a internet é uma ferramenta importante, mas que precisa de moderação, equilibrio para lidar com ela,ou seja limite.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vídeo sobre pós-modernidade

O vídeo traz as características da pós modernidade, a questão do individualismo que esta cada vez mais crescente no contexto social, como também retrata a sociedade em rede em especial a internet, que mostra as informações em tempo real (ao vivo). Além de mostrar outros tipos de redes, como a televisiva, por exemplo, que todos tem acesso e estão sintonizado, acompanhando as muidanças aceleradas dos fatos.

Vídeo sobre Multiculturalismo

O vídeo sobre culturalismo, traz a questão da diversidade cultural (diferentes povos, tradições, costumes) como também o processo educativo que engloba vários aspectos, dentro do contexto cultural. Além disso, retrata a era da globalização, seus paradigmas, a forma como o capitalismo se configura na sociedade, a exclusão, a fome a violência dentre outros fatores trazida por ela, o acesso da informação em tempo real. Como já dizia Marx em sua obra o Capital vivemos diante do fetiche da mercadoria, o que antes era doado ,agora é vendido, vemos que o que é colocado por Marx no século XIX, hoje é tão vigente e atual.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Conquista

Curso de Licenciatura em Educação Popular é lançado no UFBA. Realizada ontem dia 21/08/2008 a aula inaugural com a presença do Reitores Naomar e da UFBA do recôncavo para assinatura do Termo Aditivo do curso. Representantes do MST também estiveram presentes na cerimônia.