quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Xisto Bahia - Peça H2Ópera


Em cartaz no Tatro Xisto Bahia (Barris) às 16:00 horas, a peça H2Ópera um musical infanto -juvenil de Luis Sérgio. Retrata a aventura de três crianças que de tantas travessuras na escola, tem como atividade fazer uma pesquisa de campo ecológico. Em contato com a natureza começam a refletir sobre os danos ecológicos causados pelos homens, as modificações geograficas, a poluição dos rios, entre outras. Importante que traz para reflexão das crianças a necessidade de preservação do meio ambiente. Uma boa pedida para trabalhar em sala de aula, a questão da educação ambiental.

Exposição MAM - Sophie Callie "Cuide de Você"

Recomendo a exposição da Francesa Sophie Calle "Cuide de Você" que se encontra no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão. Retrata uma carta (e-mail) de rompimento que findava com as seguintes palavras: "Cuide de Você". Traz para reflexão sobre um rompimento amoroso, vivenciado pela autora, bem como o mode de expressão que a msma descobriu para digerir tal perda. As gravuras explicitadas através de pontos de vista variados de olhares femininos interpretados de acordo com as profissões distintas, porém fazendo a mesma leitura de experiências pessoais dolorosas, mexem não somente nos que dominam a leitura das artes visuais, assim como nos que de alguma forma já tenham vivenciado alguma desilusão amorosa. Vale a pena conferi.

Atividade Literária - Livro Quarto de Despejo

Quase concluindo a leitura do Livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, em referência na página 159 datado no dia 15/07/1959 - Diálogo de Vera com a mãe, na qual pergunta se irá fazer um bolo para comemorar seu aniversário. Malmente possuiam o que comer pois catou pouco papel - a concorrência estava crescendo - indo pedir ajuda a Dona Angelina para alimentação. No diário Carolina conta sua rotineira busca por sobrevivência no lixo da cidade de São Paulo, na qual luta para sustentar seus filhos (João, José Carlos e Vera Eunice). A situação de fome aparece constantemente na narrativa do livro. A leitura do livro por ser um fato verídico remete-nos a pensar sobre a situação de miséria do negro no Brasil, pós libertação dos escravos - a famosa Abolição da Escravatura - em que foram dadas oportunidades aos imigrantes - com o intuito de embranquecer o país - e os negros libertos como tentativa de sobrevivência se aglomeraram geograficamente formando o que hoje são as favelas. De grande reflexão para mim esta sendo a leitura do livro. Entro imaginariamente na personagem de Carolina.

Texto A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

Dando continuidade ao texto Benjamin retrata a fotografia e cinema como arte. Traz para discussão a questão sobre se a fotografia era ou não uma arte. Para o autor fotografar um quadro é um modo de reprodução (objeto reproduzido é uma arte e fotografar em um estúdio um acontecimento fictício ( objeto reproduzido não é mais uma arte e nem a reprodução).Mostra a especificidade do cinema em que o interprete não representa diante de um público, mas de um aparelho. Fala da exposição pela técnica da reprodução é visivel na politica, de forma imediata. A relação pintor (objeto total) e cinegrafista. A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação da massa com a arte. Quanto mais se reduz a significação social de uma arte, maior fica a distância no público. As massas procuram na obra de arte distração (objeto diversão) enquanto o conhecedor a aborda com recolhimento (objeto devoção). E conclui afirmando que ao estetizar a politica converge para o ponto da guerra que dá um objetivo aos grandes movimentos de massa, preservando as relações de produção existente.