quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

Dando continuidade ao texto Benjamin retrata a fotografia e cinema como arte. Traz para discussão a questão sobre se a fotografia era ou não uma arte. Para o autor fotografar um quadro é um modo de reprodução (objeto reproduzido é uma arte e fotografar em um estúdio um acontecimento fictício ( objeto reproduzido não é mais uma arte e nem a reprodução).Mostra a especificidade do cinema em que o interprete não representa diante de um público, mas de um aparelho. Fala da exposição pela técnica da reprodução é visivel na politica, de forma imediata. A relação pintor (objeto total) e cinegrafista. A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação da massa com a arte. Quanto mais se reduz a significação social de uma arte, maior fica a distância no público. As massas procuram na obra de arte distração (objeto diversão) enquanto o conhecedor a aborda com recolhimento (objeto devoção). E conclui afirmando que ao estetizar a politica converge para o ponto da guerra que dá um objetivo aos grandes movimentos de massa, preservando as relações de produção existente.

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